Viúvo do PES


Tive um jogo do FIFA pela ultima vez em 1997 no velho e bom Playstation One. Meu primeiro FIFA foi o 94, era um jogo revolucionário os times eram apenas seleções e existiam vários macetes para fazermos gols, mas era divertidíssimo. Não lembro qual foi o primeiro Winning Eleven que joguei, mas fiquei encantado. Estavam meu primo e eu, jogando pela primeira vez o futebol mais falado do momento, e vi o primeiro carrinho na lateral do mundo dos games, como se fosse a perfeição!

Nunca mais parei de jogar o Winning Eleven que tem esse nome na Asía e para o resto do mundotarde viraria Pro Evolution Soccer. Mais de 10 anos depois, estou pensando seriamente em abandonar a série que mais joguei na vida. Não sou daqueles maníacos que ficam perdendo tempo discutindo quem é o melhor FIFA ou PES, apenas sou louco por futebol de todo jeito e o game da Konami, foi ou ainda é, o melhor simulador de futebol virtual. Há 3 anos jogo PES aguardando melhorias para o próximo ano.

Chegou o momento de jogar o tão badalado e premiado FIFA! Não aguento mais a I.A. dos jogadores do PES, são burros. Embora a mecânica do jogo seja excelente e muito real, companheiros de equipe não passam, andam sempre atrás da linha da bola. A forma de montar sua tática se o time é ofensivo, forma de ataque é ridículo. Inclusive faz tempo que não conseguem fazer um mapeamento tático que realmente responda ao selecionado no menu. Para solucionarmos isso, somos obrigados a deixarmos uma vala no meio campo, adiantar todo o time, ficarmos vulneráveis a contra ataques e dá-lhe lançamento com ∆. Muitos reclamam do sistema de passe, eu achei interessante ter que mirar e calcular a força, ficou mais real. E minha maior irritação quando se trata da versão do PS3 que diferente do PC, não tem (ou tem e eu não sei) como usar os patch para correção de uniformes etc. Enfim o modo multi-player é muito divertido e bacana, encontramos adversários rapidamente e com vários níveis de experiência. Mas entra mais uma falha, o jogo parece que se transforma e vira outro, é uma correria impressionante.

Joguei o demo de FIFA 2011 e não gostei, mas também não gostei do demo do PES. Nunca joguei FIFA porque estava satisfeito, e agora a paciência esgotou-se. Gostaria que houvesse mais opções de níveis para jogos de futebol, mas esse mercado já esta dominado. Como o título do texto diz, eu sou um viúvo do PES e assim como eu sei que existem vários, deixo aberto o espaço para comentários, e outras situações que irritam em vocês.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário