E agora Sony?


Pensar em videogame atualmente e não mencionar a Sony seria o mesmo de falar em futebol e não lembrar Copa do mundo e Liga dos Campeões da Europa. Desde o lançamento do primeiro Playstation em 1994 a empresa criou a hegemonia em games, tirando do trono empresas que estavam há muitos anos no mercado como a Big Nintendo e a Sega. E o passar dos anos fez com que o mercado fosse totalmente modificado. A Sega não produz mais consoles, a Nintendo deixou de ser a principal concorrente e a Microsoft entrou na briga e hoje é a principal adversária da Sony.
A pirataria esteve presente nos consoles nesses dezessete anos, entre todos os console lançados de todas as empresas, apenas no Playstation 3 lançado em 2006 ficou impune a pirataria. Parece que em quatro anos todos os hackers do mundo tinham o mesmo objetivo, desbloquear a galinha dos ovos de ouro da Sony, e conseguiram. Há alguns meses a Sony vem lutando contra a pirataria em seu console: processos, bloqueios de usuários com aparelhos desbloqueados através da Playstation Network, várias atualizações do seu sistema para corrigir falhas e o pior golpe que foi a divulgação da chave geral de segurança pelo hacker Geohot – o mesmo que desbloqueou o Iphone. Toda essa história de violação de direitos autorais criou um pandemônio na Sony. Houve mudanças de cargos em quase todo departamentos ligados a linha Playstation e até mudança de hardware ainda está em pauta. A pressão das produtoras de games intensificou para uma solução ser encontrada, o desbloqueio do aparelho é uma facada no peito para as empresas produzem games no mundo.
E quando o cenário para a poderosa Sony não tinha como piorar, eis que a lei de Murphy aparece, e a rede Playstation Network é invadida e encontra-se há mais de 24 horas fora do ar. Em nossa linguagem de gameiros isso seria como um fatality dos hackers. Se o videogame foi desbloqueado, a rede onde é jogado online e também são realizadas compras foi invadida, a credibilidade da Sony para muitos está ou foi por toda água abaixo. E agora o assunto é muito mais sério do que o desbloqueio, pois a rede consiste em informações gerais e monetárias dos usuários. Esse talvez seja o principal motivo de já estar tanto tempo fora do ar. Ao que parece a Sony terá que investir muito em segurança para a sua rede, que hoje é o alvo de todos hackers do mundo. A Microsoft agradece e também já demonstra preocupações com sua Live. E a pergunta que fica é: qual será a medida tomada contra esses bandidos? Ou qual o próximo passo, atacar bancos? Todos aqueles que são a favor da pirataria, chegou o momento de colocar a mão na consciência, e avaliar melhor suas opiniões.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário