A história dos Games sem enciclopédia!


Essa é a minha visão particular sobre a história dos videogames, decidi escrever sem pesquisar nenhuma fonte, até mesmo para demonstrar que antes de existir a internet, ter notícias sobre games era preciso ler as poucas revistas da época, que pouco acrescentavam. Todas informações no texto foram vivenciadas por mim e tudo aquilo que consegui extrair da minha memória, sendo assim pode conter fatos contraditórios. E fiquem a vontade para corrigir tais falhas. Parte 1 de 3.

Nós brasileiros assim como os japoneses e americanos, somos vistos no mundo como os viciados em videogames. Isso talvez venha da época do Tejogo (fabricado por Philco-Ford(?) )para nós brasileiros, já que o Odyssey o primeiro videogame “caseiro” nem todos tinham condições de compra-lo, pois era importado(Lembrando muito o PS3). Logo em seguida foi lançado o Atari 2600, aí sim foi um boom! Pais, filhos, sobrinho e tios, todos sem exceção não cansavam de jogar. E com Atari 2600 nasceu a primeira lenda dos videogames: Jogar videogame estragava televisor! Na verdade não foi uma lenda, foi mais uma baboseira criada pelos pais para tentar controlar os filhos, com a o intuito de revelar que jogar era extremamente viciante. Eu mesmo vivenciei esse vício há 25 anos atrás, meus joysticks danificaram e meus pais não tiveram condições para comprá-los de imediato. Aquilo me deixou louco e se não fosse pelo surgimento do programa do Chaves talvez teria vendido tudo de casa.

A Atari não conseguiu dar seguimento ao seu primeiro projeto e naquele tempo como ocorre hoje, sua tecnologia foi superada. Essa superação responde pelo nome de Famicon no Japão e Nintendo para o resto do mundo. Com 8 bits de processamento, pela primeira vez na história jogamos com personagens até então perfeitos, nascendo assim o maior deles Mario Bros. Eu fui ter um nintendinho original muitos anos depois. Mas tive aquele que seria uma das maiores ideia no mundo dos games em nosso país: Phantom System. Esse console era exatamente o Nintendo8 bits, mas produzido com outro designer e com seus jogos sendo licenciados para o uso pela Gradiente. A complexidade desse acontecimento é tão importante, quê, se hoje após 23 anos a Sony fabricasse ou permitisse o licenciamento do Playstation 3 no Brasil, não haveria pirataria e seus produtos teriam o famoso preço justo, e teriam jogos sendo vendidos até em farmácias.

Nesse mesmo período no Japão outra empresa surgia para ampliar a disputa pelos jogos eletrônicos caseiros a SEGA. Essa empresa já quase que dominava o mercado de jogos de fliperamas, e lançou o Master System, que também era de 8 Bits e outro personagem histórico de jogos: Sonic . E assim foi criada a maior e melhor batalha no mundo dos videogames. Se não houvesse tal disputa, não haveria hoje PS3 x Xbox. Não tive o console da SEGA, ter os dois naquela época era um luxo muito maior do que atualmente.Porém jogava na casa de primos e amigos os games Psychofox, Ninja Gaiden, Golden Axe, Alex Kid. Como foi feito com o Nintendo, a empresa Tec Toy, adquiriu a licença para fabricar e lançar jogos no Brasil para Master System.

Link para parte 2

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário