Total War Shogun 2!


Jogos de estratégia sempre vêm com aquela divisão. Ou você tem paciência ou não. Ou você gosta de joguinhos de controlar e gerenciar ou não. São os velhos jogos de tabuleiro levados a esta nova dimensão gráfica que permite agora ao jogador imergir na tela com recursos sonoros e animados.
Em Shogun 2 Total War é como você ser um diretor cinematográfico sanguinário com um botão de guerra/ação, que te leva a uma batalha real 3D, com milhares de atores para comandar num cenário de muitos km². A imersão (vício) é tão grande que você entra no seu quarto e passa horas jogando todo disciplinado, se sente o Sun Tzu na Arte da Guerra, fecha a porta e sente que é só você, uma câmera, os incríveis efeitos visuais da guerra, os sons de espadas cortantes e flechas flamejantes perfurando homens e animais e suas loucas ambições de poder e grandeza em torna-se o Grandioso Shogun nipônico.
Este jogo não é entediante por vários aspectos e a câmera 360º graus no campo de batalha é onde faz a adrenalina correr. A liberdade no cenário de batalha com o uso do zoom te faz ter a idéia do tamanho do exército com que você se meteu, e te leva a closes de pontos e nuances tão vivas que mesmo após deixar o game, você se lembra de cenas como aquela quando você deu a ordem de avanço segundos antes do que deveria, enviando a cavalaria inteira de seu general pra morte custando a aniquilação total de seu exército que supostamente deveria defender uma província contra invasores. É possível ter aquele feeling de que perdemos a guerra toda ali.

Vale muito salientar em resumo que o game teve grandes progressos nas áreas diplomáticas e comerciais em relação a seu antecessor Napoleon. A AI no campo diplomático pensa quase como um jogador real, é incrível, ás vezes é possível sentir um cheiro de traição no ar. Nas batalhas a AI se mantêm mais previsível. A interface ficou mais limpa e mais simples para novos jogadores e conta agora com uma enciclopédia no auxilio. Os gráficos ficaram melhores que o antecessor, principalmente em batalhas, e muito mais prazerosos no mapa estratégico. O som em todo o game é marcante. Mas nas batalhas realça.
A parte mais polida do game é a história. Que carrega um momento precioso do Japão onde as disputas de poder e de terras entre os senhores feudais (daimyos) e samurais ocasionaram uma guerra civil. O país era fechado às demais nações e nem de longe parece a potência industrial que se tornou hoje. A história do Japão Feudal mereceria um capítulo a parte de uma nação tão rica e avançada.
Shogun 2 Total War é o mesmo game de sempre, com aperfeiçoamentos, alguns já alcançando a perfeição e outros ainda tentando alcançar em nível o resto do jogo. Como as batalhas marítimas que apareceram em Empire (2009) e ainda são um pouco entediantes.
O game vem da franquia Total War que não precisa ser endossado por ninguém, a engine, é só a melhor que existe em games de estratégia desde que estourou em 2005 com Rome. Embora Shogun (2000) e Medieval (2002) já eram games expressivos.
Não resta muito mais a dizer, exceto ver o vídeo abaixo e delirar com uma estrutura gráfica militar capaz de por mais de 10 mil homens na tela a lutar.

Gameplay:



Trailler:


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário