A história dos videogames sem enciclopédia! Parte 2


Essa é a minha visão particular sobre a história dos videogames, decidi escrever sem pesquisar nenhuma fonte, até mesmo para demonstrar que antes de existir a internet, ter notícias sobre games era preciso ler as poucas revistas da época, que pouco acrescentavam. Todas informações no texto foram vivenciadas por mim e tudo aquilo que consegui extrair da minha memória, sendo assim pode conter fatos contraditórios. E fiquem a vontade para corrigir tais falhas. Parte 2 de 3. Link da primera parte Clique aqui

Não conseguindo igualar-se na popularidade que a Nintendo conquistou a SEGA resolveu dar seu golpe de mestre e antecipou a transição de geração de jogos, lançou seu console agora com 16 bits batizado de Mega Drive. O golpe de mestre virou-se contra o feiticeiro e no mesmo ano com também 16 bits, mas com gráficos muito melhores a Nintendo lançou o SuperNintendo. E teve a belíssima visão de adaptar os sucessos do fliperama bem antes da sua concorrente: Final Figth, Street Figther II e Mortal Kombat, jogos que davam filas para serem jogados em fliperama, agora eram jogados em casa. Além disso, houve outros jogos inesquecíveis até hoje como: Top Gear, Zelda, Donkey Kong, Killer Instinct e os primeiros passos de Pro evolution Soccer. Não tive a chance de ter o SNES, tinha o MegaDrive. Lembro que gostava muito de Street of Rage,Senna Monaco GP e FIFA94. Nessa geração de games o compartilhamento não era de saves ou coleção de troféus, e sim aluguel de jogos, roda de amigos presenciais em casa para jogar. E por mais que hoje exista a facilidade de comunicação online, era muito melhor antes!

No intervalo dessa geração para outra, era de se esperar que outras empresas vendo o crescimento e o fortalecimento que o mercado dos games havia conquistado tentarem abocanhar uma fatia das duas maiores do segmento. Mesmo deixando alguns fãs 3DO da Panasonic e Neo-Geo da SNK, nunca chegaram ameaçar de verdade o reinado da agora conhecida como big N e da Sega. O console da Panasonic deixou um grande legado Need for Speed, essa série de corridas que em 2010 voltou as origens do Hot Pursuit para geração de games atual. E a SNK bons jogos de luta como a vitoriosa série The king of figthers, Samurai Shandow e Fatal Fury.

A Sega sempre tentou liderar a jogatina global, essa sua ambição contínua e por ser a precursora em novos projetos, ora fez que outras empresas apreendessem com o erro da concorrência (Sony), ora como a história mostrará, como ser pioneira quase levou-a falência. Ainda com o Mega Drive a Sega, tentou duplicar a quantidade de bits e lançou dois acessórios que acoplados ao console Mega Drive virava 32 bits(ao menos tentava). SegaCD e 32x que faziam o aparelho virar um transformer dos mais feios de tão bizarro. Tive apenas o 32x com apenas dois jogos. Acho que foi o pior presente que meus pais me deram em relação ao custo x benefício. Por ter deixado de lado rapidamente ganhar outro videogame foi sacrificante e ouvir que “dinheiro não era capim” era diário. E não estando satisfeita com o pífio desempenho de suas bizarrices apostou alto no Sega Saturn, um videogame de 32 bits e seus jogos eram em cd.

Depois de muita especulação a maior empresa de eletrônicos do mundo resolveu não ficar de fora da fatia do bolo, e ao contrário das outras não terem incomodado a Sony venho pronta para dominar o mercado com seu Playstation. Também com 32 bits e jogos em cd como o concorrente Sega Saturn, o PSONE com grande variedade de bons jogos para todos os gostos acabou com qualquer duvida para compra de videogame.Se for citar os grandes jogos a lista seria enorme, portanto alguns que gostei muito: Twisted Metal, Metal Gear Solid, Gran Turismo, Pandemonium, Final Fantasy VII, FIFA 97, Ridge Racer, Tekken, Winning Eleven, Winning Eleven, Residente Evil, Driver, Tomb Raider e tantos outros. Tudo que aproveitamos da atual geração veio dessa base, inclusive o tranquilidade de salvar em um memory card todos jogos e conquistas. Mas faltava algo para implementar o universo 3D.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário