FIFA 11 X Pro Evolution Soccer 11, quem é o melhor?



Há anos jogo Pro Evolution Soccer, há muitos anos não jogava FIFA, esse ano “dei o braço a torcer“ e joguei o game da Eletronic Arts. O último FIFA que havia jogado foi em 1999 (Link da coluna Viúvo do PES), todos esses anos não achei necessário dar uma conferida no game já que estava satisfeito com PES. Durante 12 anos fiquei de fora de toda essa discursão entre qual jogo de futebol é melhor PES ou FIFA, para mim isso nem era assunto para perder tempo era PES e pronto! Entre 2007 e 2010 o game da Konami passou a ter apenas as mudanças no final da nomenclatura e o fortalecimento da atual geração de consoles. Correndo por fora para reconquistar seu espaço, FIFA inovou e optou criar física e mecânica de jogo bem melhores do que o capricho em partes gráficas. Com essa atitude reconquistou vários fãs que já não toleravam mais a falta de novidades em PES, e todos os macetes de jogadas que estavam passando de versão para versão a cada ano. E PES caiu do reinado do futebol de forma impressionante e a situação só não foi pior pelo pilar que foi criado em tantos anos no domínio no futebol virtual, pode se dizer que o grande mérito para isso acontecer foi das comunidades de atualizações “caseiras” espalhadas pelo mundo e PES conseguiu ainda servir como referência.

Depois que nossa equipe jogou centenas de horas as versões de PES e FIFA 11, resolvemos fazer um apanhado nas falhas e virtudes de cada game, tudo isso de forma totalmente imparcial!

Confiram nosso veredicto de qual game de futebol é o melhor da atualidade!Gráficos

Nesse quesito PES dá um baile em FIFA! Os gráficos do game da EA são muito simples, jogadores não estão nada parecidos, as texturas dos gramados ficaram horríveis, o modo de criação de jogadores também deixaram a desejar. Em compensação o game da Konami, visualmente é como se estivéssemos assistindo uma partida de futebol de verdade! Quase todos os jogadores tiveram suas faces reproduzidas fielmente a realidade.

Jogabilidade e mecânica de jogo

Esse é o ponto que realmente faz a diferença em um game de futebol. E FIFA leva vantagem, não tão disparado como tantos gostam de descreverem, mas conseguiu entre falhas e virtudes ser mais simulador que PES. Detalhes como mobilidade mais solta, imersão do campo em viradas e enfiadas de bola ficaram bem destacadas. Já a velocidade do game ficou lenta, futebol jogado hoje é dinâmico e corrido, não tão cadenciado. Chutes a gol e cruzamentos ficaram também lentos, um chute forte para um fraco só é diferenciado pelo tipo de defesa praticada pelo goleiro: com ou sem rebote. As cobranças de falta ficaram muito fáceis nessa versão muitas vezes as chances de gols são maiores do que tivesse sido um penalty. Outra coisa que deveria ser aplicado em todos os jogos de futebol e que encontramos somente no game da EA são as jogadas ensaiadas em faltas e cobranças de escanteio, simplesmente fantásticas! Posicionamos e controlamos a movimentação de todos os jogadores para as jogadas especificas, esse tem que ser um legado para os futuros games.




Já Pro Evolution a movimentação dos jogadores é mais travada, e abusa de jogadas rápidas sendo quase impossível tentar cadenciar o jogo quando estiver vencendo. Cruzamentos e chutes a gol são mais reais e mais vistosos, fazer um gol de fora da área em PES é muito mais belo do que em FIFA. Outro fator positivo da Konami foi poder fazer o comando de drible sem precisar tirar o dedo do botão de correr, esse é um diferencial para o corrente, nenhum jogador para de correr para aplicar um elástico por exemplo. Cobranças de falta ficaram mais difíceis de fazer gol e é preciso treinar antes com vários batedores para entender a forma de bater na bola de cada jogador. Roubar a bola ficou mais complicado quando o jogador é mais habilidoso e também usa o corpo para proteger a bola, isso possível fazer nos 2 games, mas em FIFA tomar a bola do adversário é muito fácil é um festival de ganha e perde a bola até conseguir um espaço para proteger-se melhor. A Master League é muito mais divertida e emocionante do que qualquer modo de jogo da série a EA. O modos de jogo “Be a Goalkeeper” e “Be a Pro” inicialmente é divertido mas ainda estão anos luz de “Become a Legend” do PES.

A inteligência artificial do game da Konami é estupida e chega a ser ridícula. Quando avançamos com um jogador todos que estão para trás são tão incompetentes que ficam atrás da linha da bola sem te dar uma melhor opção de passe. Os goleiros fazem belíssimas defesas se o chute for mais centralizado, qualquer bola que vá mais a diagonal é gol. Embora também FIFA não tenha um sistema tático eficiente, o de PES é praticamente nulo, e não existe um meia armador, existe um meia atacante. As opções táticas anulam também os laterais, ou fazem com que eles virem alas, se queremos lateral apoiando ele terá que ser um ala. Outro fator determinante são as cobranças de penalties, porque estão inventando moda em penalty? Bater penalty deveria ser colocar para o lado, medir a força do chute e pronto. É impossível bater um penalty em PES se você estiver nervoso ou em um controle que os direcionais estejam “sambados”.

Veredicto

Mesmo jogando bastante os dois games é fácil afirmar que o melhor game de futebol seria a junção de FIFA e Pro Evolution! Como não é possível, podemos usar um exemplo do próprio futebol: a rivalidade, os motivos que levam alguém a escolher este ou aquele time, são os principais fatores do futebol ser o esporte mais praticado mundialmente em pratica e no modo virtual. Resumindo um precisa do outro no mercado.

São detalhes como jogador sair da frente da bola quando a mesma não é para ele, ou casos mais simples, que o jogador te mostrar onde ele quer que jogue a bola, faz com que FIFA seja o melhor jogo de futebol da atualidade. Visualmente PES é o melhor. Mesmo escolhendo FIFA achamos que o game poderia ser muito melhor, afinal a sua produtora possui a licença oficial de todos os campeonatos e times do mundo. Se a EA Sports não reformular a parte gráfica do seu game, provavelmente PES voltará a ser o melhor game, já que a Konami percebeu que assim como as torcidas estão cada vez mais exigentes com o potencial do seu clube de coração, nós gameiros estamos com as qualidades gráficas dos jogos.

Notas do Dude: Jogue os dois, e tirem vocês suas próprias conclusões e depois comentem!





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário