Análise : SSX


Snowboarding nunca foi o esporte favorito de nós brasileiros por questões óbvias, mesmo assim, muita gente dinheirada pratica o esporte em Aspen e nos Andes. Se todos nós tivéssemos condições financeiras de viajar para outros países com neve para arriscar um snow, que aparenta ser mais divertido do que o skate, muitos iriam!

Ausência de neve no Brasil nunca impediu de games desse esporte fizessem sucesso por aqui. A busca em minhas memorias foi de ter jogado a primeira vez no Playstation 1 o game Cool Boarders (comentem a sua). Esse game tinha uma velocidade incrível para qualquer game da época, manobras em montanhas e personagens carismáticos. Foram lançados ainda mais duas sequências desse game aproveitando a força que a ESPN estava dando há todos esportes radicais. Mudaram as gerações de consoles e todas elas lançaram games de snowboarding com destaque para o jogo do grande campeão mundial Shaum White, 1080º do N64 e a serie SSX. Mas assim como grande produto que é explorado em excesso houve uma saturação desse tipo de games, até mesmo na 7º geração já com PS3 e Xbox 360º .

Esse mês de março houve o lançamento talvez do game de snowboarding definitivo para todas as gerações até aqui: SSX da EA Sports. O game passou por uma reformulação total no gameplay e nos mode game. A campanha chamada aqui de World Tour consiste na equipe SSX competir contra ex-intengrantes em descidas em 9 montanhas, passando por Patagônia e Sibéria (uma das mais perigosas) em vários estilos de pontuações: tempo, manobras e sobreviver. Todas elas apresentadas como se o Fantástico estivesse apresentando no domingo.


Belos gráficos, sensação explosiva de velocidade, perigo iminente e gravidade e peso dos personagens bem distribuídos. Nada disso seria o bastante se os controles e a jogabilidade fossem uma porcaria. Os deuses dos games agradecem e em SSX é quase tudo perfeito. Seguindo o modismo criado pela Capcom ano passado com MarvelxCapcom, em SSX também é possível jogar com 2 padrões de controles para os jogadores casuais e para os hardcores. Eu fui até contra, mas avaliando melhor passei ser a favor desse modelo de jogabilidade. Nosso tempo hoje é cada vez mais escasso e não são todos que podem se dedicar assiduamente a dominar todos os controles possíveis dos games.

Snowboarding nunca será esporte favorito de nós brasileiros, da mesma forma que nunca tivemos um período medieval com castelos, reis e cavaleiros, mas nunca impediu que fôssemos apaixonados por RPGs. Para os fãs da época do boom do snow e para quem conhecer esse esporte repleto de adrenalina, nada melhor que SSX que é um game excelente!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Giovanni Giatti disse...

Gostei muito da análise; parabéns! Assim que tiver oportunidade (dimdim), quero adquirir esse jogo. Gostaria que comentasse sobre seu multi player online e offline, caso existam.
Abraço.
Giovanni Giatti

Postar um comentário