Salvando seu Playstation do superaquecimento!


Eu gostaria de ter ajudado há mais tempo com essa informação, mas como informar sem ao menos fazer o teste? E no peito e na raça testei. Nesse post irei falar sobre o Kit Refrigeração para Playstation 3 Slim (que é o meu modelo).

Antes de aconselhar, quero deixar bem claro que: não estou recebendo nada por isso! Acreditei nas palavras do Eng. Leonardo (através do vídeo em seu blog) e do Tec. Pablo para quem telefonei e conversei antes se abrir meu Playstation.

Isso era início de fevereiro, e já estava preocupado com a temperatura do meu Playstation. Embora meu hack seja todo aberto, o PS3 estava esquentando demais após 2 horas de jogatina. Coloquei uma pedra de mármore em baixo do aparelho, melhorou bastante, pois a pedra servia como um isolante térmico ( tá certo, que meia boca!). Nessa época a temperatura em Belo horizonte estava altíssima como em todo país. Tinha resolvido para jogar 2 horas de jogo, mas o videogame esquentava tanto, que ao chegar a terceira hora estava prestes a explodir.

Como todo gameiro e blogueiro que se preze, estava entrando nos sites que é obrigatório visitar diariamente. Quando vi um post no site do Cjbr sobre o kit de refrigeração para Playstation 3. Fui ver o vídeo e achei interessante essa solução, embora abrir meu videogame seria como se fosse fizesse em mim uma ponte de safena. A chamada do vídeo não poderia ser melhor: Não deixe seu Playstation morrer (Clique aqui para ver na Cjbr )! Claro que como todo brasileiro metido a besta, dei uma pesquisada sobre tudo aquilo que foi dito. E descobri que a invenção do nosso amigo Pablo da Neo tecnologia Ltda servia como um potenciômetro* para o cooler do PS3, em linguagem normal aumentaria a velocidade de giros do cooler. Detalhe: no cooler do PS3 sua ventoinha gira através de esfera, portanto se houver desgaste será menor ou nenhum. Isso eu vi no meu Slim, não respondo pelo Fat.

Liguei para Neo tecnologia Ltda e conversei pelo telefone com o Pablo que me deu várias explicações técnicas que na pratica segundo ele funcionaria perfeitamente. Comprei o equipamento, foi entregue no prazo, veio uma peça pouco diferente em relação ao do vídeo, mas igual no tamanho. Só faltava o principal, a coragem de abrir meu pretinho! Eu sou um desastre com manutenção eletrônica e qualquer componente que precisar mais do que uma chave de fenda já me complico todo. Pedi para um cunhado que está no nível mais avançado do “fussação” fazer o serviço.

Foi muito fácil abrir o aparelho sem muito mistério, basta ser cauteloso e seguir o vídeo a risca. O mais complicado é a parte de soldagem, mas caso erre o kit vem com alguns cabos extras. A peça já vem em uma regulagem padrão de velocidade, no meu caso, aumentei um pouco por segurança, e antes de fechar o videogame por completo, fiz alguns testes. O meu aparelho mesmo jogando Godo of War 3 ou Gran Turismo 5 há mais de 2 horas, continua soprando pelas saídas ar frio. Claro que também mantive a pedra de mármore para evitar que a madeira concentre todo calor do equipamento.

Resumo da obra: Meu equipamento já está alterado há quase 60 dias, funcionando como sempre, jogando como nunca! O barulho ao acelerar o cooler inicialmente deixa agente assustado, depois você vai acostumando, sendo que as maiorias das pessoas jogam com volume alto.

Explicação: Como não é produzido no Brasil, na fabricação do Playstation não é utilizada a potência máxima do cooler do aparelho, pois são pouquíssimos países com a temperatura tão elevada como a nossa o ano todo. Minha opinião é que essa história talvez seja lenda, mas como Adão e Eva faz todo sentido.

Dica de Limpeza: Quase todos sabem, mas é bom dar essa dica para os retardatários antes de abrir o PS3. Com o aparelho desligado da tomada segure Eject, em seguida ligue na tomada, o cooler irá fazer um barulho alto, pois estará tentando fazer a limpeza do excesso de poeira. Esse barulho da tentativa de limpeza é próximo ao barulho quando se aumenta o giro do cooler!

* Potenciômetro é fácil encontrar em qualquer loja elétrica por R$10,00, mas e a voltagem correta e a durabilidade do equipamento, alguém garante? O Pablo é formado e entende do assunto e já faz manutenção de videogames há anos. OK, moçada?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

16 comentários:

Japinha Gamer disse...

parabens cara ,gostei.Você escreve muito bem,quando eu tiver meu ps3,vou comprar um kit desse ,Abraços

laertealves disse...

BACANA SUA INICIATIVA DE INFORMAR A TODOS SOBRE ESSE ASSUNTO, JA COMPREI O MEU KIT. VALEU, ABRAÇO DUDE.

eric_ito_xd disse...

ai eu nao sabia desse negocio de limpa o ps3, da pra me explica melhor?
eu tenho q segura o botao eject e sem soltar ele liga na tomada? se nao , por quanto tempo eu tenho q ficar com o botao pressionado?

Dude Games disse...

Valeu galera!Sempre digo que enquanto não temos atendimento e suporte há altura no Brasil, nós blogueiros ou gameiros temos que auxiliarmos uns aos outros.

Eric,
Voce desliga da tomada, segura eject, fica apertando, e liga novamente apenas na tomada (sem tirar o dedo do eject) até a ventuinha começar a fazer um barulho,ai voce pode tirar o dedo do eject, acho que demora uns 40 segundos.
Abraços
@gamesdude

Unknown disse...

Eu instalei o kit, e ainda coloquei 2 cooler de turbilhamento no rack para dissipar o calor...
Na hora de cortar os fios do game, minha mão estava suada de tanta adrenalina, um corte errado e ja era game...
Fiz alguns furos na carcaça, para o ar quente sair da parte de dentro...o game não chega a ficar "morno"

Dude Games disse...

@ismar
Cara,
você é o fenômeno da disposição! Furar o aparelho, nossa abrir ele já foi adrenalina! E ficou bom? Os cooler você colocou dentro?

gustavo disse...

Tá certo que nao é um Play 3, mas meu notebook aquece bagarai, e com pouco tempo de uso mesmo, tenho medo que ele venha a ter algum problema devido a esse superaquecimento. Procurei um com processador AMD, mas não achei.Intel aquece muito.

luciana disse...

bacana o post
http://www.eutedisse.com/

Eduardo Brito disse...

Nossa valeu ai Dude, e como você disse nós blogueiros tem de ajudar uns aos outros e parabens também a CJBR por nos ajudar com seus ótimos vídeos e ao Pablo por disponibilizar o kit.

Eduardo Brito
www.tegbr.blogspot.com

space_lan disse...

Ola amigos boa tarde.Estou com um problema em meu ps3 que esta me deixando um tanto quanto preocupado.Meu ps3 slim 120gb so lê discos de jogos ou filmes em bluray quando ele esquenta...assim que ligo o aparelho e coloco algum de meus jogos ele nao reconhece o jogo ou filme.Ouço que o leitor esta tentando ler o disco inserido ai ele faz um barulho como se estivesse ejetando o disco,um barulho mecanico...e nada acontece...retiro o disco e depois de algum tempo....uns 5 minutos quando coloco qualquer disco ele lê normalmente o jogo ou filme.Percebi isso somente depois da atualização 3.60.Minha intenção e ter uma resposta do que pode estar acontecendo e como resolver.Sei que muitos podem ter passado por isso.Alguem poderia me ajudar a resolver isso ?Desde já agradeço a atenção de todos. Obs.: irei deixar meu msn para contatos.
space_lan@msn.com

Dude Games disse...

@space_lan,
O seguinte por ter notado somente após a atualização pode ter acontecido alguma falha. Sinceramente não uso blue ray, pedi um amigo para que desse uma olhada mais ficou de me dar o retorno hoje. Se seu PS3 foi comprado no Brasil já te aconselho leva-lo para garantia. Caso contrário ligue para o pessoal da Neo Tecnologia, o Pablo ou outra pessoa te darão uma melhor sugestão e solucao. Quando resolver não deixe de postar qual foi o problema. Estamos sempre as ordens.

Fernando disse...

Hey Dude games vc pode me dizer c vc ainda está utilizando o kit de resfriamento e c seu play está funcionando perfeitamente? pois eu tenho um ps3 e estou preocupado com o super aquecimento dele! obrigado!

Dude Games disse...

Cara,
ainda estou usando sim e de boa, jogatina de 8 horas o videogame fica frio na boa. Não sei o efeito que seria para os componentes esquentarem tanto, mas o fato que com o potenciometro meu PS3 não esquenta e já tem mais de um ano que coloquei. Abri novamente meu PS3 para limpeza somente outro dia, e aconsleho também, junta poeira demais!

Fernando disse...

Valeu Dude pela ajuda e parabéns pela iniciativa de testar em seu play e depois escrever sobre sua experiencia valeu mesmo!

Anônimo disse...

Ae DuDe vc ainda está usando o kit do pablo no ps3 ? e ae funciona de boa ? tenho medo de instalar e depois dar pau no meu console.

Dude Games disse...

Em dezembro faz 2 anos que estou usando, nunca deu pau ou esquentou depois que instalei! Todo mundo mete o pau no Pablo, mas a parada funciona 1 amigo e 1 primo compram PS3 esse ano e nao quiseram instalar, o PS3 deles da pra fritar um ovo de tão quente! E um risco que tão correndo, fica a critério de cada um, eu jg quase 4 horas por dia dia de semana e umas 6 horas direto as vezes mais no Fds, to satisfeito, mas como disse no texto nao posso garantir que se vc instalar nunca vai dar pau, como a sony tb nao garante que nao vai dar pau quando sai da loja, entendeu?

Postar um comentário